Nova Lei estabelece autocontrole no setor agropecurário
5 min
Alerta
Autor:
Ana Carolina Utimati
Sócia
Breno Sarpi
Sócio
Bruno Carramaschi
Sócio
Dante Zanotti
Sócio
Emmanuel Abrantes
Sócio
Gustavo Lian Haddad
Sócio
Gustavo Paes
Sócio
Jayme Freitas
Sócio
João Paulo Muntada Cavinatto
Sócio
Luiz Alberto Santos
Sócio
Marcos de Carvalho
Sócio
Rafaela Canito
Sócia
Ricardo Bolan
Sócio
Vinicius Jucá
Sócio
06 de junho de 2025
3 min de leitura
3 min de leitura
Em 05 de junho de 2025, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução CZPE/MDIC nº 95/2025, que define a lista de serviços que qualifica empresas prestadoras para instalação nas Zonas de Processamento de Exportação (“ZPE“). A publicação encerra quase 4 anos de indefinição que impedia a aprovação de projetos de empresas prestadoras de serviços nessas áreas.
As ZPE são áreas destinadas à instalação de empresas voltadas para a exportação, proporcionando benefícios tributários, cambiais e aduaneiros. Criadas originalmente pela Lei nº 11.508/2007, as ZPE oferecem desoneração de Imposto de Importação (“II“), Imposto sobre Produtos Industrializados (“IPI“), Contribuição para o Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (“PIS/Cofins“) e Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (“AFRMM“) nas importações e aquisições de bens destinados ao ativo imobilizado, matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem adquiridos por empresa autorizada a operar em ZPE.
A Lei nº 11.508/2007, em sua redação original, permitia apenas que indústrias exportadoras de bens materiais se instalassem nas ZPE. A Lei nº 14.184/2021 introduziu a possibilidade de instalação de empresas exclusivamente prestadoras de serviços para exportação, vinculando os benefícios a condições estabelecidas pela Receita Federal do Brasil (“RFB“) e a uma lista de serviços definida pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (“CZPE“). Contudo, essa lista não havia sido estabelecida, criando uma lacuna normativa que impedia a efetiva utilização do benefício.
A Resolução CZPE/MDIC nº 95/2025 traz lista com 70 serviços para esse fim, destacando-se especialmente aqueles relacionados à tecnologia da informação e telecomunicações, como serviços de processamento de dados (data centers), serviços de fornecimento de infraestrutura como serviço (IaaS), serviços de fornecimento de plataformas como serviço (PaaS), serviços de hospedagem de aplicativos e programas de software como serviço (SaaS), serviços de telecomunicações pela rede mundial de computadores e serviços de engenharia para projetos de telecomunicações, radiodifusão e televisão.
A Resolução estabelece que a lista de códigos da NBS poderá ser alterada a qualquer tempo, tendo em vista o alinhamento da política das ZPE com as prioridades governamentais para a política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior do país. Além disso, a aprovação de projetos empresariais de empresas exclusivamente prestadoras de serviços para exportação permanece condicionada ao pleno atendimento das normas e diretrizes da Resolução CZPE/ME nº 29/2021.
A medida representa um marco significativo para o setor de tecnologia no Brasil, permitindo que empresas exportadoras desses serviços tenham acesso aos benefícios fiscais e cambiais das ZPE.
Para maiores esclarecimentos sobre esta matéria e análise de oportunidades, nossa equipe de Tributação sobre Consumo está à disposição.
Receba análises e insights dos nossos advogados sobre o seu setor
Rua Iguatemi, 151
14º andar
01451-011 – Itaim Bibi
São Paulo – SP, Brasil
+55 11 3024-6100
Praia do Flamengo, 200
20º andar
22210-901 – Flamengo
Rio de Janeiro – RJ, Brasil
+55 21 3263-5480
SCS Quadra 09,
Edifício Parque Cidade Corporate
Torre B – 8º andar
70308-200 – Asa Sul
Brasília – DF, Brasil
+55 61 3957-1000
2025 - 2026 . © Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Portal de experiências