Entenda as Novas Regras para Logística Reversa de Embalagens de Plástico
1 min
Alerta, Guia
Em 19 de maio de 2025, o governo federal introduziu importantes mudanças no ensino superior à distância por meio da publicação do Decreto nº 12.456 e da Portaria MEC nº 378. As normas aprimoram o marco regulatório e lança as bases de uma nova política de educação à distância. Abaixo, destacamos as principais novidades introduzidas pela Nova Política de Educação à Distância.
O Decreto estabelece diretrizes para a organização curricular e a oferta de cursos de educação superior, definindo os formatos de oferta com base na proporção de atividades presenciais e as atividades mediadas por tecnologia:
Os cursos de graduação em Direito, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia poderão ser ofertados exclusivamente na modalidade presencial.
Os cursos da área da saúde – afora o curso de medicina, cuja oferta deverá ser exclusivamente no formato presencial – e licenciaturas não poderão ser ofertados na modalidade à distância, devendo ser ofertados no formato semipresencial ou presencial.
As IES que desejam ofertar cursos em qualquer um desses formatos devem demonstrar ao MEC a capacidade de garantir infraestrutura física e tecnológica adequada, além de metodologias pedagógicas consistentes com a modalidade ofertada. Isso inclui a disponibilidade de AVAs robustos, recursos digitais de qualidade, laboratórios (físicos ou virtuais conforme a necessidade do curso), polos de apoio presencial bem equipados para as atividades obrigatórias, e um corpo docente e técnico-administrativo capacitado para atuar nos diferentes formatos. As IES privadas já credenciadas poderão requerer, em processo de recredenciamento, a oferta de cursos de graduação em outros formatos.
As IES têm dois anos, contados da data de publicação do Decreto, para se adequarem integralmente às novas disposições. Ato do Ministro da Educação disciplinará as regras de transição. Tal prazo assegura uma adaptação gradual dos cursos e garante o direito dos estudantes já matriculados
A Portaria MEC nº 378/2025 complementa o Decreto, detalhando os requisitos e as restrições para a oferta de cursos em diferentes áreas do conhecimento, refletindo as especificidades pedagógicas e práticas de cada campo.
Segundo a referida portaria, para os cursos das áreas de Educação, Ciências Naturais, Matemática e Estatística, o formato semipresencial deve ter um mínimo de 30% de atividades presenciais (que podem incluir práticas em laboratório, atividades de campo, oficinas pedagógicas) e um mínimo de 20% de atividades síncronas mediadas (como aulas interativas ao vivo e discussões de caso com especialistas online).
Já nas áreas da Saúde, Engenharia, Agricultura e Veterinária, em razão da maior necessidade de práticas laboratoriais, simulações, aulas em bancada, atividades clínicas ou de campo supervisionadas, os cursos semipresenciais devem ter um mínimo de 40% de atividades presenciais. Adicionalmente, exigem um mínimo de 20% de atividades síncronas mediadas por TICs, permitindo a interação em tempo real para discussões técnicas e resolução de problemas complexos.
Os demais cursos de graduação, não mencionados na portaria, poderão ser ofertados em qualquer formato, observados os limites mínimos e máximos de atividades presenciais, síncronas mediadas e a distância estabelecidos no Decreto nº 12.456/2025.
Nossas equipes especializadas em Direito Público e Regulação, acompanham de perto as mudanças que impactam o mercado brasileiro. Para obter esclarecimentos adicionais sobre este e outros temas, entre em contato com nossos profissionais.
Receba análises e insights dos nossos advogados sobre o seu setor
Rua Iguatemi, 151
14º andar
01451-011 – Itaim Bibi
São Paulo – SP, Brasil
+55 11 3024-6100
Praia do Flamengo, 200
20º andar
22210-901 – Flamengo
Rio de Janeiro – RJ, Brasil
+55 21 3263-5480
SCS Quadra 09,
Edifício Parque Cidade Corporate
Torre B – 8º andar
70308-200 – Asa Sul
Brasília – DF, Brasil
+55 61 3957-1000
2025 - 2026 . © Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Portal de experiências