x
x
Linkedin Instagram

Newsletters

  • 17 agosto 2022

Projeto de Lei que disciplina eólicas offshore é aprovado em Comissão do Senado

Foi aprovado, por unanimidade, nesta manhã pela 14ª Reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura o substitutivo do Projeto de Lei 576/2021, que disciplina a exploração e desenvolvimento da geração de energia a partir de fontes de instalação eólica offshore. A matéria foi pautada para a Reunião no último dia 9.

As emendas ao Projeto de Lei foram apresentadas pelo Relator, Senador Carlos Portinho (Bloco Parlamentar Vanguarda – PL/RJ), em 1º de julho deste ano, com relatório pela aprovação do projeto na forma do substitutivo.

O texto substitutivo foi aprovado em decisão terminativa, que tem o mesmo valor de uma decisão do Senado Federal. Em consequência, o Presidente da Comissão deverá comunicar ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco – DEM/MG, que dará ciência ao Plenário.  Da decisão da Comissão cabe recurso por um décimo dos membros do Senado Federal. Se mantida a aprovação, o Projeto seguirá para a Câmara dos Deputados (casa revisora).

O principal objetivo das emendas do substitutivo foi aprimorar a redação do projeto proposto originalmente em 24/02/2021, deixando o texto original em consonância com o Decreto 10.946/2022, publicado em 25 de janeiro deste ano, que antecipou a disciplina sobre a cessão de uso dos espaços físicos e o aproveitamento dos recursos naturais de domínio da União para geração de energia a partir de empreendimentos offshore.

O Relator se valeu da Reunião ocorrida em 9 de maio, na qual obteve subsídios de empresas e entidades interessadas em geração de energia eólica offshore para se manifestar favoravelmente ao Projeto de Lei.

Dentre os aprimoramentos, destacamos os efeitos da lei exclusivamente para potenciais energéticos, a centralização da emissão da Declaração de Interferência Prévia (DIP) em um único órgão, a criação de banco de dados público (inventário) com estudos sobre o prisma, pagamento de bônus pelo Termo de Outorga, que será utilizado como critério de julgamento dos leilões de Oferta Planejada, dentre outros.

A equipe da prática de Energia acompanha de perto as mudanças regulatórias e legais que impactam o Setor Elétrico Brasileiro, estando à disposição para prestar assessoria neste e em outros assuntos relevantes para os agentes que nele atuam.

Equipe de Energia | Lefosse
energia@lefosse.com
Tel.: (+55) 11 3024 6313


Voltar

Newsletters

Inscreva-se e receba nossos conteúdos.

Cadastre-se

Eventos
Conheça
em breve
nosso calendário!