x
x
Linkedin Instagram

Newsletters

  • 25 junho 2024

Perspectivas para o hidrogênio verde e novas fontes de energia no Brasil

O hidrogênio verde se apresenta hoje como uma das principais promessas para um futuro energético sustentável. Inegavelmente, o Brasil tem potencial para se tornar um dos principais players globais nesse mercado. É o que debatem nossos sócios Raphael Gomes e Pedro Dante, da prática de Energia, junto a Camila Ramos, CEO e fundadora da CELA (Clean Energy Latin America), no novo episódio do videocast Radar Lefosse. 

Além de trazerem as perspectivas sobre o hidrogênio verde, os especialistas analisam o processo para a consolidação de novas fontes de energia. Entre os desafios, comentam os entraves no arcabouço regulatório e, em oportunidades, as novas formas para estruturação e financiamento desses projetos. 

Confira, abaixo, o que você encontrará assistindo a esse episódio: 

  • Hidrogênio verde: saiba quais as perspectivas do tema e como essa fonte de energia deve ser utilizada no Brasil nos próximos anos;
  • Financiabilidade no setor: fique por dentro do debate sobre o papel dos incentivos e da autoprodução na viabilidade de novas fontes de energia e a celebração de PPAs e M&As como fontes de financiamento;
  • Consolidação de grandes players no mercado: entenda como se deu a entrada de grandes players no setor, atraídos pelo potencial do mercado consumidor de energia;
  • Investidores estrangeiros: saiba como o mercado de energia no Brasil tem sido visto pelos investidores estrangeiros e nossa posição no mercado internacional;
  • Novas fontes de energia: por fim,conheça as fontes que devem trazer um novo olhar para o mercado energético brasileiro.

Para se aprofundar nos temas abordados no videocast, assista ao conteúdo na íntegra abaixo:

Como o Brasil pode virar uma potência no hidrogênio verde?

Apesar do potencial para a produção de hidrogênio verde de forma competitiva, e ser um dos poucos países a manter um mercado interno, o Brasil apresenta uma série de desafios no tema. Podemos citar, por exemplo, a falta de arcabouço regulatório e dúvidas sobre a financiabilidade desses projetos. No entanto, os players do setor têm se mobilizado para entender melhor esses desafios e explorar oportunidades no mercado de hidrogênio verde. 

Entenda, no episódio, quais aprendizados o Brasil pode adquirir a partir dos avanços de outros países na temática. 

Como garantir a estruturação e a financiabilidade de novas fontes de energia? 

Nossos sócios e a convidada trazem o histórico dos subsídios como propulsor inicial de desenvolvimento de novas fontes de energia no país. Debatem ainda a racionalização de subsídios de indústrias já consolidadas. A autoprodução é apontada como uma aliada para a estruturação de projetos de hidrogênio verde. Esse movimento se dá especialmente em um contexto de queda de leilões e aumento do mercado livre. 

No que trata da financiabilidade, os especialistas discutem a celebração de PPAs (Power Purchase Agreement) de longo prazo. Por outro lado, o movimento de M&As (fusões e aquisições) no setor tem sido uma alternativa para as empresas que não conseguem assinar tantos PPAs no mercado livre. 

Quais as perspectivas para novas fontes de energia no país?

O videocast conclui com uma análise das novas fontes de energia que impulsionarão a transformação do setor energético. Além do hidrogênio verde, as baterias são mencionadas como um segmento crucial para a segurança energética do país.  Esse segmento deve trazer maior eficiência e resistência para o setor. 

Por fim, a eólica offshore, ao contrário do hidrogênio verde e das baterias, apresenta, como diferencial, um arcabouço regulatório avançado. Essa vantagem permitirá que o segmento esteja preparado para quando a tecnologia estiver mais madura e competitiva no Brasil. 

Para se aprofundar nos temas abordados no videocast e estar por dentro das principais perspectivas e tendências do mercado de energia, assista ao conteúdo na íntegra aqui. 

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe marketing@lefosse.com


Voltar

Newsletters

Inscreva-se e receba nossos conteúdos.

Cadastre-se

Eventos
Conheça
em breve
nosso calendário!