Indústria e Regulação de Data Centers no Brasil
2 min
Notícias, Videocast
O hidrogênio verde se apresenta hoje como uma das principais promessas para um futuro energético sustentável. Inegavelmente, o Brasil tem potencial para se tornar um dos principais players globais nesse mercado. É o que debatem nossos sócios Raphael Gomes e Pedro Dante, da prática de Energia, junto a Camila Ramos, CEO e fundadora da CELA (Clean Energy Latin America), no novo episódio do videocast Radar Lefosse.
Além de trazerem as perspectivas sobre o hidrogênio verde, os especialistas analisam o processo para a consolidação de novas fontes de energia. Entre os desafios, comentam os entraves no arcabouço regulatório e, em oportunidades, as novas formas para estruturação e financiamento desses projetos.
Confira, abaixo, o que você encontrará assistindo a esse episódio:
Para se aprofundar nos temas abordados no videocast, assista ao conteúdo na íntegra abaixo:
Apesar do potencial para a produção de hidrogênio verde de forma competitiva, e ser um dos poucos países a manter um mercado interno, o Brasil apresenta uma série de desafios no tema. Podemos citar, por exemplo, a falta de arcabouço regulatório e dúvidas sobre a financiabilidade desses projetos. No entanto, os players do setor têm se mobilizado para entender melhor esses desafios e explorar oportunidades no mercado de hidrogênio verde.
Entenda, no episódio, quais aprendizados o Brasil pode adquirir a partir dos avanços de outros países na temática.
Nossos sócios e a convidada trazem o histórico dos subsídios como propulsor inicial de desenvolvimento de novas fontes de energia no país. Debatem ainda a racionalização de subsídios de indústrias já consolidadas. A autoprodução é apontada como uma aliada para a estruturação de projetos de hidrogênio verde. Esse movimento se dá especialmente em um contexto de queda de leilões e aumento do mercado livre.
No que trata da financiabilidade, os especialistas discutem a celebração de PPAs (Power Purchase Agreement) de longo prazo. Por outro lado, o movimento de M&As (fusões e aquisições) no setor tem sido uma alternativa para as empresas que não conseguem assinar tantos PPAs no mercado livre.
O videocast conclui com uma análise das novas fontes de energia que impulsionarão a transformação do setor energético. Além do hidrogênio verde, as baterias são mencionadas como um segmento crucial para a segurança energética do país. Esse segmento deve trazer maior eficiência e resistência para o setor.
Por fim, a eólica offshore, ao contrário do hidrogênio verde e das baterias, apresenta, como diferencial, um arcabouço regulatório avançado. Essa vantagem permitirá que o segmento esteja preparado para quando a tecnologia estiver mais madura e competitiva no Brasil.
Para se aprofundar nos temas abordados no videocast e estar por dentro das principais perspectivas e tendências do mercado de energia, assista ao conteúdo na íntegra aqui.
Receba análises e insights dos nossos advogados sobre o seu setor
Rua Iguatemi, 151
14º andar
01451-011 – Itaim Bibi
São Paulo – SP, Brasil
+55 11 3024-6100
Praia do Flamengo, 200
20º andar
22210-901 – Flamengo
Rio de Janeiro – RJ, Brasil
+55 21 3263-5480
SCS Quadra 09,
Edifício Parque Cidade Corporate
Torre B – 8º andar
70308-200 – Asa Sul
Brasília – DF, Brasil
+55 61 3957-1000
2025 - 2026 . © Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Portal de experiências