x
x
Linkedin Instagram

Newsletters

  • 6 junho 2024

Assembleia geral não pode revogar a aprovação de contas dos administradores

Uma vez que a assembleia geral tenha aprovado as contas dos administradores, ela não pode posteriormente deliberar revogando a aprovação. Foi isso que o TJSP decidiu recentemente.

Por que é importante  

Sendo tomada das contas da administração um dos itens obrigatórios das assembleias ordinárias (LSA, art. 132, I), não é raro que a aprovação seja dada sem maiores reflexões. Uma vez aprovadas as contas, ações de responsabilidade contra os membros da administração só poderão ser ajuizadas se a aprovação for anulada por meio de ação própria. A simples revogação pela assembleia não é possível.

Conforme entendimento da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJSP: “Não se pode confundir, retificação de contas aprovadas por reunião ou assembleia de sócios com revogação da deliberação dos sócios que aprovou as contas. A primeira pode ser feita pela sociedade a qualquer tempo; a segunda, tão somente se invalidada a deliberação, o que apenas pode se dar mediante provimento jurisdicional desconstitutivo” (Autos 1076168-85.2021.8.26.0100).

Saiba mais

Veja a decisão na integra aqui. Caso tenha interesse no tema, leia nossos comentários sobre ação de responsabilidade civil contra administradores aqui.

Nosso time de especialistas também está à disposição para quaisquer dúvidas.

Nossa equipe especializada na prática de Resolução de Disputas acompanha de perto as mudanças que impactam o mercado brasileiro. Para obter mais esclarecimentos sobre o tema, ou outros que sejam de seu interesse, entre em contato com nossos profissionais.

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe marketing@lefosse.com


Voltar

Newsletters

Inscreva-se e receba nossos conteúdos.

Cadastre-se

Eventos
Conheça
em breve
nosso calendário!