x
x
Linkedin Instagram

Alerta

  • 9 agosto 2024
  • Tweet nosso site
  • Compartilhe no Facebook.
  • Compartilhe no LinkedIn.
  • Compartilhe no Whatsapp.

Assembleia geral não pode revogar a aprovação de contas dos administradores

Uma vez que a assembleia geral tenha aprovado as contas dos administradores, ela não pode posteriormente deliberar revogando a aprovação. Foi isso que o TJSP decidiu recentemente.

Por que é importante:  Sendo tomada das contas da administração um dos itens obrigatórios das assembleias ordinárias (LSA, art. 132, I), não é raro que a aprovação seja dada sem maiores reflexões. Uma vez aprovadas as contas, ações de responsabilidade contra os membros da administração só poderão ser ajuizadas se a aprovação for anulada por meio de ação própria. A simples revogação pela assembleia não é possível.

Foi isso que decidiu a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJSP: “Não se pode confundir, retificação de contas aprovadas por reunião ou assembleia de sócios com revogação da deliberação dos sócios que aprovou as contas. A primeira pode ser feita pela sociedade a qualquer tempo; a segunda, tão somente se invalidada a deliberação, o que apenas pode se dar mediante provimento jurisdicional desconstitutivo” (Autos 1076168-85.2021.8.26.0100).

Vá mais fundo: Veja as decisões na integra aqui. Caso tenha interesse no tema, leia nossos comentários sobre ação de responsabilidade civil contra administradores aqui.

Nossa equipe especializada em Resolução de Disputas acompanha de perto os temas que impactam o mercado brasileiro. Para obter mais esclarecimentos sobre o assunto tratado nesta Newsletter ou outros que sejam de seu interesse, entre em contato com nossos profissionais.

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe marketing@lefosse.com


Voltar