Skip to main content

Autor:

  • Guilherme d’Almeida Mota

    Guilherme d’Almeida Mota

    Sócio

  • Claudia Hori

    Claudia Hori

    Advogada

  • Luiza Mangiaterra

    Luiza Mangiaterra

    Advogada

20 de outubro de 2025

3 min de leitura

3 min de leitura

Foi aberta consulta pública para a proposta de revisão da PNMC, que traz mudanças relevantes em princípios, conceitos, diretrizes e instrumentos de implementação, visando a atualizar o instrumento nos termos dos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris e a fortalecer a governança e as políticas climáticas.

A proposta incorpora ao texto da PNMC princípios como justiça climática, equidade e transição justa, e reforça a urgência climática como eixo central das políticas públicas. Também atualiza conceitos – como o de “adaptação”, que passa a abranger todas as ações voltadas à redução de danos e aproveitamento de oportunidades e formaliza a meta de neutralidade de emissões líquidas gases de efeito estufa até 2050. É trazido também o conceito de financiamento climático, um dos temas centrais a serem discutidos na COP-30.

Quando às orientações, a revisão registra que a PNMC será guiada por princípios internacionais, como a Declaração do Rio de 1992, e buscará articular ações conjuntas entre diferentes instrumentos multilaterais ambientais.

Entre as alterações mais sensíveis ao setor privado, destacamos:

  • Art. 9º – Inclusão de novos instrumentos da PNMC, como a avaliação de riscos climáticos e a mensuração de emissões de gases de efeito estufa nos empreendimentos, o que pode impactar processos de licenciamento ambiental.
  • Art. 10 (parágrafo único) – Possibilidade de condições mais favoráveis de acesso a crédito por instituições financeiras oficiais para projetos alinhados aos objetivos da PNMC.

A consulta pública está disponível na plataforma Brasil Participativo até 1º de dezembro de 2025, sendo possível inserir contribuições por meio do seguinte link: Comentário por parágrafo – Consulta Pública sobre o anteprojeto de Lei de revisão da Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC – Brasil Participativo.

A articulação entre o novo texto da PNMC e os demais instrumentos para consecução de políticas ambientais será especialmente importante nesse momento, no qual se discute a regulamentação de diversos outros temas de essencial importância, como a nova lei de licenciamento ambiental, a regulamentação da lei de pagamento por serviços ambientais, as metas do mercado regulado de carbono e a taxonomia sustentável.

A revisão da PNMC, portanto, vai além da simples atualização normativa, tendo potencial impacto em políticas públicas setoriais, investimentos privados, conformidade regulatória e compromissos climáticos internacionais, dentre outros. Nesse cenário, a participação em consultas públicas é de essencial importância para os setores econômicos, tanto para contribuírem com o direcionamento da política quanto para se prepararem para possíveis novas obrigações e oportunidades.

A prática de Ambiental do Lefosse está acompanhando o tema e à disposição para apoiar nossos clientes na análise dos impactos da proposta e na elaboração de contribuições à consulta.

Radar Lefosse na sua caixa de entrada

Receba análises e insights dos nossos advogados sobre o seu setor


Somos um escritório de advocacia full service que oferece consultoria especializada em todas as práticas do Direito, com sólida experiência de atuação nos cenários nacional e internacional.

São Paulo

Rua Iguatemi, 151
14º andar
01451-011 – Itaim Bibi
São Paulo – SP, Brasil
+55 11 3024-6100

Rio de Janeiro

Praia do Flamengo, 200
20º andar
22210-901 – Flamengo
Rio de Janeiro – RJ, Brasil
+55 21 3263-5480

Brasília

SCS Quadra 09,
Edifício Parque Cidade Corporate
Torre B – 8º andar
70308-200 – Asa Sul
Brasília – DF, Brasil
+55 61 3957-1000

2025 - 2026 . © Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Portal de experiências