x
x

Alerta

  • 15 abril 2025
  • Tweet nosso site
  • Compartilhe no Facebook.
  • Compartilhe no LinkedIn.
  • Compartilhe no Whatsapp.

STF suspende tramitação de processos que versam sobre contratação de autônomos e pessoas jurídicas

O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (14), determinar a suspensão de todos os processos que tramitam na Justiça do Trabalho com a discussão sobre vínculo empregatício decorrente de contratação de autônomos e pessoas jurídicas, em razão do reconhecimento da repercussão geral do tema, declarado no bojo do Recurso Extraordinário com Agravo nº 1.532.603 (PR).

O leading case envolve relação entre franqueador e franqueado que, a despeito de ter firmado contrato de natureza civil, veio, posteriormente, a requerer a declaração de nulidade da contratação e declaração de vínculo de emprego perante a Justiça do Trabalho.

O Tema 1389 da Repercussão Geral abrange, portanto, três pontos centrais, quais sejam:

  • A competência da Justiça do Trabalho para julgar casos que envolvam suspeita de fraude em contratos civis de prestação de serviços;
  • A validade jurídica da contratação de pessoas jurídicas à luz da liberdade de organização produtiva, conforme reconhecido no julgamento da ADPF 324; e
  • A definição sobre quem deve arcar com o ônus da prova quando há pleito de declaração de vínculo empregatício — o trabalhador ou a empresa contratante.

A medida busca garantir uniformidade jurisprudencial, segurança jurídica para as partes envolvidas e evitar que o STF continue sobrecarregado com recursos e Reclamações Constitucionais sobre a mesma matéria.

Ainda há incerteza quanto ao efetivo alcance da decisão e acerca das medidas constitucionais pendentes de ajuizamento por parte de empresas em todo Brasil, tal como Reclamações Constitucionais visando cassar decisões da Justiça do Trabalho.

Por isso, é muito importante que cada situação seja avaliada de acordo com suas particularidades, para que a melhor decisão jurídica e estratégica seja tomada.

Nossa equipe especializada em Direito Trabalhista segue acompanhando os desdobramentos e trazendo análise sobre os impactos dessa decisão para o mercado. Para obter esclarecimentos sobre o tema, ou outros que sejam de seu interesse, por favor, entre em contato com nossos profissionais.

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe marketing@lefosse.com


Voltar