x
x
Linkedin Instagram

Alerta

  • 22 novembro 2023
  • Tweet nosso site
  • Compartilhe no Facebook.
  • Compartilhe no LinkedIn.
  • Compartilhe no Whatsapp.

Novos Conselheiros Indicados ao CADE – Retomada dos prazos ainda depende da aprovação dos nomes pelo Senado

O Presidente da República indicou, nesta terça-feira (21/11), os nomes de José Levi Mello do Amaral JúniorCamila Cabral Pires Alves, Diogo Thomson de Andrade e Carlos Jacques Vieira Gomes para as quatro vagas em aberto de Conselheiro do Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”).

Conforme informado em nossa última newsletter, desde o dia 6 de novembro o Tribunal do CADE deixou de contar com o quórum mínimo necessário para a instalação de sessões de julgamento, o que, por força do artigo 6º, §5º da Lei nº 12.529/11, ocasionou a suspensão dos prazos previstos nesta lei e da tramitação de processos no Tribunal.

A retomada dos prazos, contudo, só ocorrerá com a posse dos indicados ao Tribunal da autarquia, que ainda deverão ser sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, e finalmente aprovados pelo plenário da casa. Estima-se que as sabatinas devam ocorrer ao longo das próximas semanas, antes do início do recesso do Congresso Nacional, em 23 de dezembro.

Camila Cabral Pires Alves e Diogo Thomson de Andrade são nomes já conhecidos no CADE.

Camila Cabral Pires Alves é professora associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo obtido os títulos de mestre e doutora pela mesma universidade. Camila ocupou o cargo de economista-chefe do CADE entre 2011 e 2013.

Diogo Thomson de Andrade é Superintendente Geral Adjunto do CADE, tendo trabalhado no órgão desde 2007, onde ocupou diversas funções no âmbito da Superintendência Geral. Diogo é procurador federal, mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutor pelo IDP – Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa de Brasília.

José Levi Mello do Amaral Júnior é Secretário-Geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já tendo exercido as funções de Advogado Geral da União e Procurador-Geral da Fazenda Nacional. José é mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), onde também é professor de Direito Constitucional.

Carlos Jacques Vieira Gomes é consultor legislativo do Senado Federal. É mestre em Direito Antitruste pela Universidade de Brasília (UNB) e professor dos cursos de pós-graduação do IDP – Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa de Brasília e de cursos in company de Direito Concorrencial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nossa equipe especializada em Direito Concorrencial e Antitruste acompanha de perto as mudanças que impactam o setor brasileiro. Para obter esclarecimentos sobre o tema, ou outros que sejam de seu interesse, entre em contato com nossos profissionais.

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe marketing@lefosse.com


Voltar