x
x
Linkedin Instagram

Newsletters

  • 10 maio 2023

CAMEX zera Imposto de Importação de Máquinas e Equipamentos

Em sua terceira reunião do ano, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução para zero do Imposto de Importação de 628 máquinas e equipamentos industriais sem produção no Brasil até 31 de dezembro de 2025. Esta medida tem como objetivo reduzir os custos de produção no país e estimular a inovação em diferentes segmentos da economia, por meio da incorporação de novas tecnologias, gerando reflexos na produtividade e competitividade das empresas brasileiras.

Aos itens considerados, apesar de não serem produzidos nacionalmente, era aplicada alíquota média de 11%. Além de máquinas e equipamentos, a redução também favorecerá a importação de bens de informática e telecomunicações. Ao todo, os bens avaliados somam mais de US$ 800 milhões e são usualmente importados dos Estados Unidos, da China e da Europa. A medida beneficiará os setores metalúrgico, elétrico, automotivo, papel e celulose, entre outros.

Alterações na nomenclatura e nas alíquotas do Imposto de Importação que compõem a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC) são competências delegadas ao Gecex, nos termos Decreto n° 11.428, de 2023. Cabe, portanto, ao Comitê regular a aplicação dos instrumentos de exceção à TEC. Vale ressaltar que a Decisão do Conselho do Mercado Comum nº 08/21, prorrogou o waiver, autorização que permite aos membros do bloco aplicarem alíquotas distintas da TEC às suas importações de Bens de Capital (BK) e de Bens de Informática e Telecomunicações (BIT). No caso do Brasil, o waiver foi prorrogado até 31 de dezembro de 2028.

Nossas equipes especializadas em Direito TributárioComércio Internacional acompanham de perto as mudanças que impactam o mercado brasileiro. Para obter mais esclarecimentos sobre o tema, ou outros que sejam de seu interesse, entre em contato com nossos profissionais.

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe marketing@lefosse.com


Voltar

Newsletters

Inscreva-se e receba nossos conteúdos.

Cadastre-se

Eventos
Conheça
em breve
nosso calendário!